Conheça os perfis dos homenageados da 35ª Feira do Livro de Gravataí

Conheça os perfis dos homenageados da 35ª Feira do Livro de Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

Faltam poucos dias para a 35ª Feira do Livro de Gravataí, evento realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura/Lei Rouanet, numa realização do Ministério da Cultura/Governo Federal e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC). A produção cultural é da Engenho da Arte, com patrocínio de Farmácias São João e Cestto Atacadista.

Continua Depois da Publicidade

A edição acontecerá de 26 a 30 de junho, na Rua Coberta, no Centro. Além da ampla programação cultural, a 35ª Feira do Livro de Gravataí reverencia algumas personalidades da cidade que contribuíram, através de seus trabalhos e ações sociais, para a preservação do patrimônio histórico e cultural, tema que inspira o evento literário de 2024.

A seguir, confira um pouco da história de cada um dos homenageados da edição. São eles: a patrona Vera Lucia Maciel Barroso e os quatro homenageados deste ano: Getúlio Xavier Osório, Gladis Barros, Valecy Cabeleira Bitelo e Zulair Maria de Souza (in memoriam).

Continua Depois da Publicidade

Patrona em 2024

Doutora em História do Brasil, a patrona Vera Lucia Maciel Barroso tem vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior, com mais de 50 obras organizadas na área de História e Patrimônio Histórico. Suas pesquisas dão ênfase a temas como memória e patrimônio, história oral, povoamento e formação de municípios no RS e história da saúde.

Continua Depois da Publicidade

É uma das idealizadoras do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, de Porto Alegre, historiógrafa da instituição e membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS. Coordenou a organização do I e do II Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana, em 2019 e em 2022, e liderou a organização do e-book “Açorianos em Porto Alegre: História, Genealogia e Cultura”, comemorativo aos 250 anos da fundação de Porto Alegre e 270 anos do povoamento açoriano no estado.

Recebeu insígnia honorífica de reconhecimento da Assembleia Legislativa e do Governo da Região Autónoma dos Açores/Portugal (2022) e o título de Embaixadora da Cultura da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha (2022).

Continua Depois da Publicidade

Homenageados

Gladis Terezinha Barros de Souza

Continua Depois da Publicidade

Por cerca de 35 anos, a professora aposentada, licenciada em Letras, lecionou na rede pública. Passou pelas escolas estaduais Clotilde Rosa e Heitor Villa Lobos, além da Escola Municipal Santa Rita. Ao começar o namoro com Nilson Cidade de Souza (falecido em 2023), com quem se casou, conheceu a Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio, na qual participa dos projetos até hoje.

Com 65 anos de existência, a entidade do bairro Oriçó se apresenta como clube social negro, além de ser um bem histórico e cultural de Gravataí. Gladis participa do Clube desde a década de 1960 e, atualmente, integra a diretoria. Atua há vários anos na Festa do Divino Espírito Santo, da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos. Aos 78 anos, é moradora do Centro da cidade, tem duas filhas e duas netas.

Zulair Maria de Souza (in memorian)

Continua Depois da Publicidade

Patrona da Feira do Livro de Gravataí de 1999, foi fundadora e presidente por várias gestões da Associação Literária de Gravataí (ALG), liderando a realização de dezenas de atividades culturais na região. Entre elas, oficinas literárias em escolas de Gravataí e de Cachoeirinha e o projeto Poesia em Sala de Aula.

Autora de vários livros, Zulair escreveu romances, novelas, poesias e organizou antologias. Alguns títulos publicados são: “Pensão do Reencontro”, “Diário de Elisa”, “Sonhos de Areia”, “Destino Cigano”, “Amálgama”, “Além do Arco-íris”, “A Cor do Passado” (trilogia) e “O fim de uma Lenda”.

Ajudou vários autores na realização de seus sonhos de publicar um livro, ao lado dos integrantes da ALG. Licenciada em Letras, foi professora com especial dedicação à Literatura. Recebeu o Troféu Destaque em Literatura FUNDARC/1998 e Destaque Literário em Garopaba (SC). Natural de Laguna (SC), residia em Gravataí há mais de 40 anos. Zulair faleceu no dia 23 de março deste ano, deixando esposo (Neri Costa), três filhos e dois netos.

Getúlio Xavier Osório

Com mais de 25 anos de atividade em Gravataí, o mestre em História passou a atuar no município em 1988. Na sequência, ingressou no Museu Agostinho Martha, onde foi duas vezes diretor. Com pesquisas sobre a cultura açoriana na cidade e no estado, publicou livros e artigos e representou Gravataí em eventos de Portugal.

Integrou a diretoria da Casa dos Açores e foi pesquisador da Comissão Gaúcha de Folclore, da qual recebeu a Comenda Dante Laytano. Foi agraciado com o título de Cidadão Gravataiense e troféu Destaque da Aldeia, pela Câmara de Gravataí, e título de Cidadão Açoriano de Garopaba (SC). Aos 73 anos, Getúlio é casado com a historiadora Lezia Figueiredo, tem dois filhos e dois netos. Reside em Porto Alegre.

Valecy Cabeleira Bitelo

Bacharel em Direito, o homem que ficou conhecido como “A Cara do Rio Grande” (com sua imagem ilustrando várias publicações) é filho e neto de tabeliães. Em 1968, através de concurso, assumiu em Gravataí o Cartório de Registro Civil, onde segue como titular.

Aos 85 anos, soma envolvimento em várias entidades locais. Foi cinco vezes patrão do CTG Aldeia dos Anjos e mantém grande ligação com o Distrito da Costa do Ipiranga, de onde sua família é natural. Entre outros reconhecimentos, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa do RS, o título de Cidadão Honorário, da Câmara de Vereadores de Gravataí, e dá nome ao parque de eventos da cidade. Casado com a advogada Vera, Valecy tem quatro filhas, nove netos e um bisneto.

*Informações da Prefeitura de Gravataí. Fotos: Divulgação

Foto de capa – patrona da 35ª Feira do Livro de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Confira a programação do segundo dia do maior evento cultural de Gravataí

Confira a programação do segundo dia do maior evento…

  A 35ª Feira do Livro de Gravataí, que começou ontem (26/6), conta com extensa programação nesta quinta-feira (27/6). O segundo…
Rua Coberta de Gravataí é oficialmente inaugurada; veja algumas fotos

Rua Coberta de Gravataí é oficialmente inaugurada; veja algumas…

  Considerado o maior empreendimento urbanístico dos últimos 40 anos em Gravataí, a Rua Coberta foi oficialmente inaugurada na noite de…
Inauguração da Rua Coberta e início da Feira do Livro de Gravataí ocorrem nesta quarta

Inauguração da Rua Coberta e início da Feira do…

  A 35ª Feira do Livro de Gravataí inicia nesta quarta-feira (26/6), na Rua Coberta, que também será oficialmente inaugurada. O…