Crakety estreia nesta sexta-feira novo espetáculo teatral em Cachoeirinha

Crakety estreia nesta sexta-feira novo espetáculo teatral em Cachoeirinha
Continua Depois da Publicidade

 

Mais uma criação da Cia. Crakety de Teatro de Palco e de Bonecos estreia em Cachoeirinha. Nesta sexta-feira (21/6), o grupo apresentará “A Princesa Colorida” para alunos de cinco instituições de ensino, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (SMED). Entre manhã e tarde, a trupe visitará as escolas Alzira Silveira Araújo, Fada Madrinha, Marli Carmen da Silva, José Victor de Medeiros e Granjinha. Nos próximos dias, a agenda deve contemplar também estudantes de Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

Com texto, atuação e maquiagem de Cassiano Pellenz, a peça infantil está em sua segunda montagem – o texto original é de 2006. A direção é de Rosane Celistre, que também assina cenário e figurino. “A temática do espetáculo traz à tona a importância da convivência coletiva e a valorização da identidade de cada um. Um reino cinza traz provocações para pensar sobre as cores e o quanto o ‘cinza’ pode estar relacionado ao bem-estar e a sociabilidade da criança”, salienta a diretora.

Rosane destaca ainda que para a Psicologia as cores tem uma importância fundamental no desenvolvimento da criança a nível fisiológico, emocional e social. “As cores estimulam reações emocionais no aprendizado e na memória. Melhoram o bem-estar e a sociabilidade, trazem concentração. O reconhecimento das cores é uma parte essencial do desenvolvimento cognitivo, impactando no aprendizado da linguagem, escrita e a fala”, afirma.

Continua Depois da Publicidade

Sinopse

Colorida nasceu diferente de todos os moradores do Reino Cinza, lugar onde se passa a história. Lá imperava um rei mandão e todo cinza, que proibia a população de usar cores. Os moradores eram obrigados a pintar tudo de cinza. Com os anos, as pessoas acataram as regras do rei, acostumaram-se às suas tolices.

Continua Depois da Publicidade

A menina, que tinha sido expulsa do reino porque o rei e sua mãe haviam se separado, foi morar longe. As cores dela lembravam muito a mãe e o rei não gostava disso. Um dia, o bobo da corte, um conselheiro do rei, deu a ideia de que Colorida fosse convidada a morar lá outra vez. A menina havia se tornado uma revolucionária das artes, sabia um pouco de tudo e era muito talentosa.

Ao retornar, Colorida pediu ao pai que fizesse um baile e até a hora da festa convenceu a todos que mostrassem ao rei suas verdadeiras cores e aptidões.  A majestade acabou dando a ela a chance de fazer tudo diferente e as pessoas a escolheram para ajudar a colorir tudo outra vez. O povo ficou tão feliz que um dia ela se tornou a Rainha.

Continua Depois da Publicidade

Veja algumas fotos do novo espetáculo da Crakety:

Fotos: Rosane Celistre

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Companhia teatral de Cachoeirinha leva arte a pessoas hospitalizadas e abrigadas na região

Companhia teatral de Cachoeirinha leva arte a pessoas hospitalizadas…

  A arte encanta, alegra, emociona, informa, faz refletir, inspira. E frente a tudo que acontece no Rio Grande do Sul,…
Em novo espetáculo, grupo teatral de Cachoeirinha faz alerta sobre saúde mental

Em novo espetáculo, grupo teatral de Cachoeirinha faz alerta…

  Um dos mais novos trabalhos da Cia. Crakety – Teatro de Palco e Bonecos, de Cachoeirinha, convida o espectador a…