Em projeto de experimentação química, estudantes de Gravataí aprendem sobre cosmetologia e empreendedorismo

Em projeto de experimentação química, estudantes de Gravataí aprendem sobre cosmetologia e empreendedorismo
Continua Depois da Publicidade

 

A Química tem aspectos complexos? Sim, mas há formas de torná-la compreensível e ainda mais atrativa para os estudantes a partir da mescla de teoria com aplicações práticas no cotidiano. É o que explica o professor Christian Valério ao apresentar a disciplina eletiva Química Ambiental e Experimentação Química, lançada este ano pelo Colégio Dom Feliciano para alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

Continua Depois da Publicidade

Segundo e educador, 42 jovens estão matriculados na nova disciplina, que oportuniza conhecimentos técnicos, prática em laboratório e noções de empreendedorismo através da fabricação de cosméticos. O projeto é desenvolvido toda quinta-feira e conta com a parceria da Farmácia Aguiar, que presta assessoria no que se refere à manipulação de fórmulas, realizará palestras sobre temas correlatos a esse mercado, além de viabilizar visitações a laboratórios.

“Falamos sobre empreendedorismo e escolha profissional, coisas importantes nessa faixa etária. Procuramos mostrar que a Química transcende o lado teórico, então trazemos aplicações no dia a dia deles. Hoje, procuramos trabalhar conceitos associados à área farmacêutica, e de cosméticos principalmente, para que os alunos tenham também a visão desse mercado de trabalho para o profissional de Química”, relata Christian.

Continua Depois da Publicidade

Nos primeiros encontros da disciplina eletiva, além do detalhamento das atividades e objetivos do projeto, foram abordados temas relacionados ao ramo farmacêutico, com foco na cosmetologia. Grupos de quatro a cinco estudantes foram formados e cada um criou a sua logomarca para desenvolver os trabalhos como uma empresa. Com isso, a proposta é que eles vejam esse universo como uma possibilidade para empreender.

Nas aulas, os jovens colocam a teoria em prática e produzem cosméticos no laboratório da escola de Gravataí. O primeiro produto confeccionado foi o álcool em gel 70%. Xampu, condicionador, sabonetes, aromatizantes, entre outros itens, também têm sido fabricados. Até o final do ano estão previstas palestras e visitas aos laboratórios da Farmácia Aguiar, bem como aprendizagens sobre Química Ambiental. “Tentaremos levar esse trabalho para nossa Mostra Científica e feiras fora da escola para mostrar o que vem sendo feito nessa disciplina”, acrescenta o professor ao contar que os alunos estão entusiasmados e engajados nos trabalhos.

Continua Depois da Publicidade

A receptividade dos estudantes com a metodologia proposta pelo Colégio Dom Feliciano nesse segmento é atribuída, especialmente, às ações práticas. “A experimentação ajuda os alunos a terem uma compreensão efetiva da Química no dia a dia. Para uma aprendizagem significativa é importante que os alunos consigam enxergar de que forma a Química se aplica na vida deles. A experimentação complementa a teoria e com essa proximidade com a rotina do profissional da Química, os estudantes também enxergam a possibilidade de empreender na área”, afirma Christian.

Atividades sob o olhar dos alunos

Continua Depois da Publicidade

Conforme mencionado pelo professor, os estudantes inscritos na disciplina Química Ambiental e Experimentação Química estão aproveitando ao máximo os aprendizados sobre o setor farmacêutico e empreendedorismo. “Eu gosto muito de ter essa vivência no laboratório! Participar na realização dos experimentos e formação dos produtos me faz sentir incluída no processo. Além disso, conhecer diferentes técnicas, produtos e instrumentos do laboratório, no próprio, contribuem para uma aula muito mais dinâmica e, como consequência, me sinto mais animada e motivada nas aulas”, declara Rafaela Lorenzini Ribeiro Silva.

A aluna destaca que, particularmente, adorou as aulas nas quais foram fabricados um xampu e um aromatizador. “Achei muito interessante a produção dos mesmos e como é preciso se atentar aos detalhes de medidas, para que obtenhamos o resultado esperado. Estes são itens de nosso dia a dia, que nem nos atentamos, mas que são muito bem pensados para que cheguem até nós e alcancem seus respectivos objetivos”, frisa.

Continua Depois da Publicidade

As aulas de Química sempre interessaram a Letícia Montim Orlandi, sobretudo as atividades em laboratório. Quando surgiu a disciplina eletiva de Experimentação Química, ela não hesitou em se matricular. “Além de poder passar mais tempo no laboratório, também é uma oportunidade de aprender e aplicar a Química de uma forma que, muitas vezes, não é possível dentro da sala de aula comum. Também é uma maneira de expandirmos a mente em relação às nossas escolhas profissionais, já que podemos conhecer procedimentos de profissões que envolvem os conhecimentos químicos, como a indústria farmacêutica e a indústria de cosméticos”, salienta.

Na opinião de Letícia, o conhecimento proporcionado aos alunos a cada semana tem sido enriquecedor. Ela cita os métodos para manipulação das substâncias e protocolos para atuação no laboratório, bem como as tarefas ligadas ao empreender, como alguns dos aprendizados mais interessantes.

Fotos: Divulgação/Colégio Dom Feliciano

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Em pesquisa, escola de Gravataí é considerada uma das cinco marcas preferidas de lideranças do RS

Em pesquisa, escola de Gravataí é considerada uma das…

  Na manhã desta terça-feira (12/3), o Jornal do Comércio promoveu, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, o evento “Marcas…
Há 98 anos, Gravataí ganhava uma das instituições de ensino mais exitosas da região

Há 98 anos, Gravataí ganhava uma das instituições de…

  Nesta terça-feira (6/2), o mais antigo colégio particular de Gravataí celebra 98 anos. O Dom Feliciano, uma das unidades da…
Intercâmbios oportunizam a estudantes de Gravataí fluência no Inglês e vivência multicultural

Intercâmbios oportunizam a estudantes de Gravataí fluência no Inglês…

  O Colégio Dom Feliciano é pioneiro em Gravataí na realização de intercâmbios com grupos exclusivamente formados pela instituição. Há dez…