• Geral
  • 9 de maio de 2024

Gravataienses ajudam a resgatar cavalos em Esteio e acolhem os animais em sítio na ERS-020

Gravataienses ajudam a resgatar cavalos em Esteio e acolhem os animais em sítio na ERS-020
Continua Depois da Publicidade

 

Entre tantas demonstrações de solidariedade nos municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, uma é exemplo de persistência. Um grupo de Gravataí tem auxiliado no resgate de animais de grande porte na região e para salvar alguns cavalos na quarta-feira (8/5), na BR-448, em Esteio, encarou vários imprevistos.

Continua Depois da Publicidade

Uma das dificuldades foi o trânsito lento após um acidente com caminhão do Exército que vitimou três pessoas. Os voluntários também tiveram problemas com um de seus veículos, mas nada os fez desistir do propósito. “Faltava cinco quilômetros para chegar onde os cavalos estavam quando ficamos parados por causa do acidente. Os guris foram a pé até o local e resgataram os cavalos”, relata Ruane Santos da Luz, que recebeu o pedido de ajuda de Franciele Santos após divulgar nas redes sociais que ela e o esposo, Alisson Machado, disponibilizavam seu sítio, no Parque Itacolomi, para abrigar temporariamente animais de grande porte.

Conforme Ruane, os amigos Márcio Santos, Néia Boiadeira e Camila Wasen Cardoso disponibilizaram os caminhões que possibilitaram o resgate de cinco cavalos na BR-448. Dez pessoas se mobilizaram para ajudar. “Sem eles não conseguiríamos”, comenta com gratidão. Como um dos caminhões estragou, apenas três equinos vieram para propriedade na parada 79 da ERS-020 ainda ontem. Os outros foram encaminhados a local seguro, mas podem ser trazidos hoje para Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

A gravataiense ressalta que uma égua está ferida e recebendo os cuidados, mas para o tratamento dos animais acolhidos e os que virão nos próximos dias, é realizada uma campanha para angariar recursos. Doações via Pix vão colaborar para a compra de medicamentos e alimentação dos animais. A chave é o CPF 045.409.470-10.

No momento, os proprietários do sítio em Gravataí vão concentrar os esforços em abrigar os animais, e não no resgate. Quem resgatar cavalos, gado, porcos na região e precisar de local pode verificar a disponibilidade de espaço com @ruaneluz no Instagram, mesmo contato para doações em prol dos cuidados com os animais.

Continua Depois da Publicidade

Fotos: Arquivo Pessoal

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas