Três escolas de Gravataí são contempladas com projeto de Robótica Educacional

Três escolas de Gravataí são contempladas com projeto de Robótica Educacional
Continua Depois da Publicidade

 

Mais três escolas da rede municipal de ensino foram contempladas com o projeto de Robótica Educacional. Foram entregues na última quinta-feira (20), os kits para as EMEFs Alberto Pasqualini, Bonsucesso e Santa Ana. Ao todo, já são 85 kits em uso e 25 escolas desenvolvendo atividades de tecnologia com os estudantes.

Continua Depois da Publicidade

Conforme a prefeitura, o projeto de robótica é organizado pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Gravataí e teve início em 2022, contando atualmente com 25 escolas integrantes. O objetivo é integrar a tecnologia no processo de ensino, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos em sala de aula.

Ao todo são cerca de 1,8 mil estudantes das etapas da educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e anos finais que participam do projeto e que, por meio do projeto, tem a oportunidade de irem a torneios da área, o que significa colocar em prática os conhecimentos adquiridos e desenvolver habilidades de trabalho em equipe e de resolução de problemas.

Continua Depois da Publicidade

Nas escolas, o trabalho com a Robótica é desenvolvido não apenas com os kits de Robótica Educacional Lego – ao todo são 85 desses espalhados na rede – mas também com materiais sustentáveis, componentes eletrônicos e na perspectiva desplugada, que significa trabalhar com os conceitos de pensamento computacional sem utilizar um equipamento tecnológico.

São realizadas formações periódicas com os profissionais responsáveis pelo projeto nas escolas, bem como o acompanhamento sistemático dessas atividades por parte dos assessores da SMED. “O projeto é essencial para preparar os alunos para os desafios da era digital e tecnológica, além de proporcionar experiências de aprendizagem mais significativas e engajantes”, explica a coordenadora do núcleo de Tecnologia da SMED, Tuane Dihl.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações e foto da Prefeitura de Gravataí

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Exposição itinerante e imersiva irá visitar escolas de Gravataí até o final do ano

Exposição itinerante e imersiva irá visitar escolas de Gravataí…

  Neste sábado (22), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vinícius de Moraes irá receber a exposição itinerante e imersiva “Cor(existir)”.…
Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima segunda-feira

Aulas da rede municipal de Gravataí reiniciam na próxima…

  A Prefeitura de Gravataí informa que as aulas das escolas municipais e colaboradas serão retomadas gradativamente a partir da próxima…
Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para este mês em Cachoeirinha

Inicialmente previsto para julho, recesso escolar é antecipado para…

  A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), informa que o período de recesso escolar, inicialmente…