• Geral
  • 29 de maio de 2024

Apenados de Gravataí auxiliam em resgates e atendimentos a vítimas das enchentes

Apenados de Gravataí auxiliam em resgates e atendimentos a vítimas das enchentes
Continua Depois da Publicidade

 

Na rede de assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul também estão homens que cumprem pena em Gravataí no regime semiaberto, domiciliar ou que utilizam tornozeleira eletrônica. Em processo de ressocialização proposto pelo Instituto Penal de Gravataí, eles são incentivados a trabalhar e auxiliados na busca por oportunidades. Por meio de convênio com a Prefeitura, alguns deles colaboram com a Unidade de Saúde Animal (USAG), instituição que vem se dedicando intensamente a resgates na região, não só de animais, mas de pessoas que precisam sair de áreas inundadas.

Continua Depois da Publicidade

A ativista da causa animal e vereadora Márcia Becker, que atua junto à equipe da USAG, explica que o trabalho para salvar pessoas e animais começou no município, porém se estendeu a outras cidades que ainda enfrentam uma situação muito complicada por conta das cheias, caso de Eldorado do Sul, Canoas e das ilhas em Porto Alegre. “Ainda estamos auxiliando na alimentação e tratamento de animais desabrigados com seus tutores nas rodovias de Eldorado, no trilho do trem e na região das ilhas na capital”, comenta.

Segundo a protetora de animais, os apenados, assim como os demais engajados na mobilização, estão sendo incansáveis dia e noite. “A família de um deles mora em Canoas. Perderam tudo na enchente. Ficaram abrigados na casa de familiares. Mesmo tendo perdido tudo, ele esteve presente todos dias, no barco, dentro d’água ajudando outras famílias e animais. Nos resgates, eles entraram na água contaminada, carregaram animais e pessoas nos braços, levaram água e comida pra quem não quis sair. Estão tratando animais e famílias abrigadas em barracas na beira de estradas”, relata Márcia.

Continua Depois da Publicidade

A vereadora aponta que é reconfortante ver o empenho do grupo e tantas outras pessoas em prol dos que foram fortemente afetados pelas chuvas no estado. “Tenho muito orgulho de todos, e mais ainda de provar que animais ajudam a recuperar vidas”, frisa. Três apenados contratados por empresa terceirizada colaboram com o trabalho da USAG no atendimento às vítimas das enchentes. A unidade conta ainda com mais cinco pessoas, de contrato com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Foto: Divulgação

Continua Depois da Publicidade

 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com verba do Consepro, apenados revitalizam fachada da unidade prisional de Gravataí

Com verba do Consepro, apenados revitalizam fachada da unidade…

  O Instituto Penal de Gravataí teve sua fachada revitalizada esta semana. De acordo com a diretora da unidade prisional, Ana…
Conselho da Comunidade de Gravataí empossa diretoria para o biênio 2023/2025

Conselho da Comunidade de Gravataí empossa diretoria para o…

  O Conselho da Comunidade, vinculado à Vara de Execução Penal da Comarca de Gravataí, empossou sua nova diretoria, nesta quarta-feira…
Em Gravataí, Conselho da Comunidade colabora com ação de Páscoa no presídio

Em Gravataí, Conselho da Comunidade colabora com ação de…

O Conselho da Comunidade, criado há quatro anos em Gravataí e implementado através da Lei de Execuções Penais, desenvolve diversas ações…