Cachoeirinha registra mais de 2,3 mil casos de dengue; doença já provocou dois óbitos

Cachoeirinha registra mais de 2,3 mil casos de dengue; doença já provocou dois óbitos
Continua Depois da Publicidade

 

O Painel da Dengue no Rio Grande do Sul, atualizado pelo Governo do Estado, informa que Cachoeirinha já registrou este ano 2.391 casos da doença. Mais de 1,1 mil casos estão em investigação. A cidade teve dois óbitos por dengue. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Setor de Vigilância Ambiental, tem intensificado o combate à doença.

Continua Depois da Publicidade

Os agentes de saúde estão visitando casas próximas às dos pacientes confirmados com a doença, para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. Está sendo utilizada uma estratégia chamada Pesquisa Vetorial Especial. Quando coletam larvas e as identificam como sendo da espécie Aedes Aegypti, é realizado o Bloqueio de Transmissão (fumacê) nos quarteirões próximos à residência do paciente. Esse bloqueio consiste na aplicação de inseticida, fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde, duas vezes, com um intervalo de três dias.

Outra estratégia utilizada é a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), que envolve a aplicação de um tipo diferente de inseticida nas paredes internas das residências dos pacientes com dengue. Além disso, os agentes de endemias fazem o controle mecânico diário, removendo depósitos que servem como criadouros de mosquitos e orientando a população sobre como evitar o nascimento do vetor da dengue.

Continua Depois da Publicidade

Para ajudar a combater a dengue, a população deve evitar deixar recipientes que acumulem água expostos à chuva, tratar piscinas com cloro, manter a caixa d’água tampada e denunciar situações de risco ao Setor de Vigilância Ambiental pelo telefone (51) 3041-8656.

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A transmissão ocorre pela picada de mosquitos infectados. Em caso de suspeita da doença, a orientação é procurar uma unidade de saúde. A SMS oferece vacinas contra a dengue para moradores entre 10 e 14 anos em todos os postos de saúde.

Continua Depois da Publicidade

*Com informações e foto da Prefeitura de Cachoeirinha. 

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Com 705 casos de dengue, Cachoeirinha terá mais salas de hidratação

Com 705 casos de dengue, Cachoeirinha terá mais salas…

  Com o avanço dos casos de dengue em Cachoeirinha, a Secretaria Municipal da Saúde passará a contar, a partir de…
Com um caso de dengue confirmado em Gravataí, alertas para prevenção são intensificados

Com um caso de dengue confirmado em Gravataí, alertas…

  Desde o início do ano, a Vigilância Estadual em Saúde e as Secretarias Municipais vem reforçando a necessidade de intensificar…
Em apenas 11 dias, RS teve mais de 215 casos confirmados de dengue

Em apenas 11 dias, RS teve mais de 215…

  O monitoramento dos casos de dengue no Rio Grande do Sul, realizado pela Secretaria da Saúde (SES), por meio do…