Evento vai reunir autores de projetos sobre o patrimônio histórico de Gravataí

Evento vai reunir autores de projetos sobre o patrimônio histórico de Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

Em referência ao tema da 35ª Feira do Livro de Gravataí, que terá programação sobre o patrimônio histórico material e imaterial da cidade, vai ocorrer um painel no próximo domingo (30/6), das 9h às 17h, no Espaço Denise Medonha, na Rua Coberta. O evento vai reunir artistas, agentes culturais, historiadores e escritores que desenvolveram projetos sobre a temática no município.

Continua Depois da Publicidade

Os bate-papos serão mediados pela museóloga e conselheira de Política Cultural Helena Thomassim Medeiros. A proposta é que também sejam exibidos trabalhos sobre o patrimônio histórico de Gravataí, tais como livros, documentários, pesquisas e obras de arte.

Programação do painel

Continua Depois da Publicidade

9h – Abertura; Helena Thomassim Medeiros apresenta sua pesquisa de doutorado sobre os patrimônios de Gravataí e a proposta do painel.

9h10 – Apresentações

Continua Depois da Publicidade

Participantes:

Silvia Maciell – atriz, diretora, produtora cultural, professora de teatro, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

Continua Depois da Publicidade

Véra Lucia Maciel Barroso – professora, pesquisadora, historiadora, doutora em História do Brasil, patrona da 35ª Feira do Livro de Gravataí.

Célia Silva Jachemet – professora de Português, escritora, historiadora, mestre e doutora em História. Falará sobre os ciclos culturais e processo de patrimonialização desde 1960.

Continua Depois da Publicidade

Maria Inês Guilloux Leal – pesquisadora, historiadora, escritora, trabalhou no Museu Municipal e Arquivo Histórico durante mais de duas décadas e falará sobre os patrimônios de Gravataí.

Isab-El Cristina Soares – poeta, professora, graduada em Letras/Literatura, pós-graduada em Literatura Afro e LIBRAS. Falará sobre a Associação Literária de Gravataí (ALG) e o legado de Zulair Maria de Souza, homenageada da 35ª Feira do Livro.

10h40 – Mesa-redonda “Patrimônio transversal: artes sobre a cidade”; Marlí Aparecida Thomassim Medeiros apresenta as fotografias expostas sobre Gravataí.

Continua Depois da Publicidade

10h50 – Carolina TM apresenta obras autorais sobre Gravataí.

11h – Denis Bueno apresenta obras autorais sobre Gravataí.

11h10 – Waldemar Max apresenta obras autorais sobre Gravataí.

11h20 – Espaço aberto para perguntas e intervenções do público.

11h30 – Contação de histórias com fantoches inspirada na série “Conhecendo Gravataí com a Medonha”. Com Waldemar Max e Jeane Bordignon.

Das 12h às 14h – intervalo

14h05 – Mesa-redonda “Projetos e publicações sobre a cidade”; Célia Silva Jachemet apresenta uma retomada histórica das publicações sobre Gravataí.

14h15 – Sebastião Medeiros apresenta uma retrospectiva de suas obras sobre a história de Gravataí.

14h25 – Lucas de Oliveira Gonçalves, Sarah Wavginiak e Tayane Pereira Silveira apresentam o projeto “Gravataí: cidade histórica”, aplicativo e livro sobre a cidade.

14h45 – Marlise Damin, Ane Minuzzo e Carlos Albani apresentam a publicação “O Teatro em Gravataí: cenas, registros e histórias”.

15h05 – Nestor Ourique Medeiros apresenta a publicação “Gravataí: Histórias”.

15h15 – Carolina TM e Marlí Aparecida Thomassim Medeiros apresentam a publicação “Gravataí: entre anjos e Gravatás” e o Jogo “Gravataí entre anjos e gravatás”.

15h30 – Espaço aberto para perguntas e intervenções do público.

15h40 – Mesa-redonda “Patrimônios em Gravataí”, com apresentação de histórias e vivências de locais relacionados às heranças culturais e patrimônios da cidade.

15h40 – Maria Inês Guilloux Leal apresenta a pesquisa “Museu Municipal Agostinho Martha: um legado histórico resistindo ao tempo”.

15h50 – Apresentação dos representantes da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio.

16h10 – Jairo Bitello e Antônio Cândido Ferreira fazem apresentação pela Setorial de Tradicionalismo do CMPC.

16h30 – Cecília Balsamo Etchelar apresenta os projetos “Conhecendo o Rio Gravataí – Entre olhares e Sons” e “Cartilha sobre Quilombos”.

16h40 – Exibição do vídeo “Conhecendo o Rio Gravataí – Entre olhares e Sons”.

16h55 – Espaço aberto para perguntas e intervenções do público e encerramento.

Foto: Divulgação

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Show de Duca Leindecker encerra penúltimo dia da Feira do Livro de Gravataí

Show de Duca Leindecker encerra penúltimo dia da Feira…

  Quem ainda não conferiu a 35ª Feira do Livro de Gravataí, na Rua Coberta, tem a oportunidade de prestigiar a…
Saiba o que está programado para a 35ª Feira do Livro de Gravataí nesta sexta

Saiba o que está programado para a 35ª Feira…

  A programação da 35ª Feira do Livro de Gravataí, na Rua Coberta, continua nesta sexta-feira (28/6) com muita literatura, histórias…
Confira a programação do segundo dia do maior evento cultural de Gravataí

Confira a programação do segundo dia do maior evento…

  A 35ª Feira do Livro de Gravataí, que começou ontem (26/6), conta com extensa programação nesta quinta-feira (27/6). O segundo…