Fórum atenderá semana que vem moradores de Gravataí e Glorinha que precisam de novos documentos

Fórum atenderá semana que vem moradores de Gravataí e Glorinha que precisam de novos documentos
Continua Depois da Publicidade

 

Servidores e magistrados da Comarca de Gravataí estão, há cerca de dez dias, trabalhando para a recuperação e confecção de documentos de pessoas atingidas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. A ação integra o Programa Recomeçar é Preciso, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a Corregedoria-Geral de Justiça, o Conselho Nacional de Justiça, os registradores civis do estado e o Comitê Gestor do Plano Social da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Continua Depois da Publicidade

Sob a coordenação das juízas Mariana Aguirres Fachel, Luciana Barcellos Tegiacchi e Samyra Remzetti Bernardi, mais de 640 cidadãos que perderam certidões de nascimento, óbito ou casamento puderam requerer a confecção de novo documento gratuitamente nos abrigos onde foram acolhidos. Agora, o atendimento será oferecido aos desalojados que precisam de novas vias das documentações, diretamente no Fórum de Gravataí, situado na Rua Alfredo Soares Pitres, 255, no bairro Salgado Filho.

O mutirão para emissão de certidões de nascimento, casamento ou óbito atenderá moradores de Gravataí e Glorinha na próxima terça e quinta-feira, dias 21 e 23 de maio, das 13h30 às 17h30. A solicitação poderá ser feita na Central de Atendimento ao Público, no primeiro andar do Fórum.

Continua Depois da Publicidade

A juíza diretora do Foro e da 3ª Vara Cível da Comarca, Mariana Aguirres Fachel, destaca que a mobilização é de extrema importância para auxiliar os cidadãos nesse momento de reconstrução. “É muito importante que a sociedade se una para enfrentar os desdobramentos dessa enchente. O Poder Judiciário permaneceu durante todo o período atendendo demandas urgentes. Trabalhar na elaboração de novos documentos é uma forma de auxiliar a retomar a cidadania e auxiliar todos os atingidos”, afirma.

Magistradas e servidores já realizaram atendimentos nos abrigos para ajudar quem perdeu documentos nas enchentes.

Da mesma forma, os Registros Civis de Pessoas Naturais dos municípios de Gravataí e Glorinha estão confeccionando novos documentos para desalojados de forma gratuita.

Continua Depois da Publicidade

Fotos: Divulgação

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Vara Estadual da Saúde Pública passa a julgar processos na Comarca de Gravataí

Vara Estadual da Saúde Pública passa a julgar processos…

  A Vara Estadual da Saúde Pública (VESP) terá a sua atuação ampliada, com a inclusão de outras 24 comarcas a…
Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa de Gravataí; entenda

Justiça determina que filhos paguem pensão alimentícia a idosa…

  Cinco irmãos terão de pagar à mãe idosa, de 88 anos, pensão alimentícia no valor de 10% do salário-mínimo nacional…
Gravataí terá Defensoria Pública Especializada no Atendimento à Vítima de Violência Doméstica e Feminicídio

Gravataí terá Defensoria Pública Especializada no Atendimento à Vítima…

  O governador Eduardo Leite sancionou o Projeto de Lei 492/2023, que dispõe sobre a criação de 14 Defensorias Públicas Especializadas no…