O Caminho da Escola ganhou mais cores e vida com trabalho de artista de Gravataí

O Caminho da Escola ganhou mais cores e vida com trabalho de artista de Gravataí
Continua Depois da Publicidade

 

Um espaço frequentemente utilizado pela comunidade escolar no bairro Castelo Branco, em Gravataí, ganhou mais cores e vida com a revitalização da escadaria e a criação de pinturas do artista visual Waldemar Max. O Caminho da Escola, como foi denominado o local na Rua Ibirapuitã, 725 (em frente à Unidade de Saúde da Família Érico Veríssimo), será entregue pela Prefeitura Municipal na próxima quinta-feira (13/6), em solenidade a partir das 10h.

Continua Depois da Publicidade

A reforma incluiu a substituição dos blocos de concreto e pintura da escadaria, instalação de iluminação LED e paisagismo, além da arte gráfica elaborada por Waldemar Max com base na proposta temática da Prefeitura, que era ligar o caminho às crianças e adolescentes que passam por ali para ir à escola.

Quatro instituições de ensino estão situadas na região (Adelaide Pinto de Lima Link, a Escola Polivalente; Salvador Canellas Sobrinho; Clotilde Rosa e São Francisco) e todas tiveram referência na obra artística. “Pensei num mapa de aplicativo, ligando todas elas, e, além dos estudantes, na comunidade que vai e vem. Tracei a escada em diferentes níveis e pintei silhuetas em diferentes cores”, explica o artista.

Continua Depois da Publicidade
Waldemar Max fez as pinturas junto à Escadaria Caminho da Escola.

Max relata que durante o trabalho, a interação com comunidade também refletiu nas pinturas. “Diferente de outros lugares, em Gravataí parece que existe uma timidez ou indiferença com a arte urbana, daí eu cumprimentava os passantes pra poder colher informações e impressões. Uma mãe, em especial, me pediu que, de alguma maneira, eu mostrasse o espectro autista. Então é a única referência visível na obra”, comenta.

Para o artista visual, é muito importante que a arte possa estar nas ruas, porém ainda se faz necessária a compreensão de que é um trabalho, não apenas entretenimento. “O artista de todas as vertentes precisa de respeito e valorização. Nós estudamos e dispensamos nosso tempo pra uma finalidade que vai além do simples prazer de agir artisticamente”, afirma Max.

Continua Depois da Publicidade

Para a revitalização da Escadaria Caminho da Escola, uma força-tarefa reuniu equipes das Secretarias Municipais de Obras Públicas (SMOP), Serviços Urbanos (SMSU), Mobilidade Urbana (Semurb) e Educação (SMED).

Fotos: Divulgação

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas