Voluntários em abrigo de Gravataí ajudam famílias a recomeçar em um novo lar

Voluntários em abrigo de Gravataí ajudam famílias a recomeçar em um novo lar
Continua Depois da Publicidade

 

Quando desabrigados e desalojados das enchentes no Rio Grande do Sul começaram a chegar no espaço disponibilizado pela Capela Santa Luzia, em Gravataí, no dia 7 de maio, certamente o misto de sentimentos incluía tristeza pelo que estava acontecendo e apreensão pelo que viria. Passadas algumas semanas, as incertezas e abatimento deram espaço à esperança no recomeço, na oportunidade de escrever um novo capítulo para essa história. E isso graças a solidariedade de voluntários, que doaram tempo, carinho, incentivo e recursos a quem foi acolhido no local.

Continua Depois da Publicidade

Cerca de 50 pessoas foram abrigadas na Santa Luzia. Um grupo de aproximadamente 100 voluntários contribuiu para a assistência às famílias, embora 30 participassem diretamente do atendimento na instituição. Para organização dos trabalhos foram designadas duas coordenadoras da comunidade e cinco do abrigo. A empresária e influenciadora digital Marcela Cota, uma das coordenadoras do espaço de acolhimento, explica que a equipe conversou bastante com os abrigados até mesmo para compreender como poderia ajudá-los.

“Desde o início nos preocupamos em nos conectar com as pessoas, ouvi-las. E após muito diálogo, verificamos que todas queriam ir embora, mas não sabiam por onde começar, pela falta de recurso, planejamento e iniciativa, principalmente quem perdeu tudo”, relata Marcela. Com isso, os voluntários idealizaram o projeto “De volta ao novo lar”, com a proposta de auxiliar os abrigados a encontrar um imóvel para alugar na região, com a primeira mensalidade paga, a oferta de uma cesta básica, gás de cozinha, água, produtos de limpeza e higiene pessoal, em conformidade com o número de membros da família.

Continua Depois da Publicidade

A influenciadora digital e a também voluntária Maria Eduarda Cassol se mobilizaram em busca de recursos para ajudar os acolhidos pela capela. Elas conseguiram, com apoio dos familiares, amigos e seguidores, angariar quase R$ 40 mil, verba que viabilizou a execução do projeto social. Ao todo, 18 famílias receberam a ajuda dos voluntários, sendo que 12 já estão em novas residências nas cidades de Gravataí, Esteio, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Cachoeirinha. As outras seis famílias decidiram retornar para suas casas, mas também receberam a verba referente ao aluguel e os mantimentos, além de apoio para o atendimento a demandas específicas, como itens para reformas.

Experiência repleta de aprendizados

Continua Depois da Publicidade

O trabalho no abrigo da Capela Santa Luzia oportunizou às famílias um recomeço e renovou a fé das pessoas que receberam acolhimento. E para os voluntários, a experiência foi intensa e repleta de aprendizados. “No começo era tenso, não sabíamos o que esperar, quantos dias iria durar, nem mesmo se iríamos ter recursos para manter essas famílias, porque as ajudas foram diminuindo ao longo dos dias. O maior desafio era a comunicação. São muitas pessoas querendo ajudar no início, então ter um líder em cada turno foi importante para organizar a rotina. Manter a inteligência emocional e não julgar as pessoas foi importante, para ter uma conexão genuína”, destaca Marcela.

Segundo a empresária, o objetivo do grupo não era “abraçar o mundo”, mas cuidar dos que ali estavam, fazendo com que se mantivessem esperançosos, o que acabaram ouvindo de algumas pessoas durante a realocação. “Foi uma aula de humanidade. Saio hoje uma pessoa melhor, mais empática e resiliente. Aprendi muito com eles. Aprendi que uma curva não pode mudar o caminho, só te deixa mais preparado”, declara. A voluntária afirma que a experiência também proporcionou lições acerca de gestão, uma vez que a coordenação do abrigo exigia dos voluntários liderança, proatividade e comunicação com clareza.

Continua Depois da Publicidade

O projeto conta com perfil no Instagram: @devoltaaonovolar.

Fotos: Arquivo Pessoal

Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade
Continua Depois da Publicidade

Notícias Relacionadas

Presta algum serviço e deseja ser voluntário em Gravataí? Saiba como se cadastrar

Presta algum serviço e deseja ser voluntário em Gravataí?…

  Há mais de uma semana, Gravataí vêm unindo forças para garantir alimentação, cama e banho para as famílias desabrigadas. Nos…
Voluntários levam projeto social a unidades de saúde de Gravataí e Cachoeirinha

Voluntários levam projeto social a unidades de saúde de…

  Seja para o paciente ou o acompanhante, a espera em uma unidade de saúde é, muitas vezes, cansativa e preocupante.…