Considerada a maior corrida do litoral norte do Rio Grande do Sul, a Travessia Torres-Tramandaí (TTT) chega à 20ª edição no dia 17 de janeiro (sábado). Assim como outros eventos esportivos da região, a prova contará com a participação de atletas de Gravataí. Entre eles estão membros da Equipe Gentil Goularte e pacientes de Joice Koenig, especialista em Nutrição Esportiva e meia maratonista.
A nutricionista, que tem especialização em Estética e Emagrecimento e Hipertrofia, é experiente no treinamento “Endurance”, auxiliando muitos atletas a melhorarem seu desempenho na prática de esportes, especialmente nas modalidades que integram o triathlon (corrida, ciclismo e natação). Há cerca de um ano e meio, Joice também se dedica a corrida. Treinada pelo professor Gentil Goularte, ela estreou em meia-maratonas em outubro de 2025, correndo o percurso comemorativo ao aniversário do Mercado Público de Porto Alegre.
“Foi uma prova difícil, mas que trouxe uma satisfação muito grande”, frisa a atleta, que pretende ainda este ano disputar outra corrida de 21km e superar a marca anterior, completando o percurso em menos de duas horas. A mesma motivação que a nutricionista tem para a prática esportiva é compartilhada por alguns pacientes, que tiveram a iniciativa de formar um octeto para participar pela primeira vez da TTT.
Na equipe mista, apenas um dos integrantes já esteve no tradicional evento do litoral. Os demais, incluindo a nutricionista, estão empolgados para a nova experiência, que certamente exigirá superação. “Será uma prova desafiadora! Pensamos no clima: estará chovendo ou muito calor? Haverá vento? A areia estará fofa ou firme? […] Vamos correr entre pessoas que já estarão ali, na areia. Então, é uma prova muito diferente do que já vivenciamos”, explica Joice.
Os “pacientes-corredores” vão para a Travessia Torres-Tramandaí com o intuito de conhecer esse tipo de evento, verificar sua própria evolução, vivenciar momentos de cooperação e bem-estar. “O meu objetivo é que todos no octeto corram com alegria, satisfação, tranquilidade e consigam concluir seu trecho bem. Porque a corrida para nós é isso: um momento de felicidade”, afirma a especialista em Nutrição Esportiva. “Não estamos preocupados com pace, tempo, colocação. Estamos indo pela primeira vez para uma prova difícil. Cada um dará o seu melhor, mas sem pressão”, acrescenta.
A corrida é uma modalidade que ganhou muitos adeptos nos últimos anos, na região. Joice comenta que vários pacientes já relataram começar a correr para perder peso, mas quando a prática amplia os benefícios à saúde, eles a transformam num hábito. Além dos benefícios físicos, a corrida é uma aliada “terapêutica”, ajudando a reduzir a ansiedade de muitas pessoas.
O octeto formado em Gravataí conta ainda com Rodrigo de Souza Zorzo, Marcos Fernando de Oliveira Lima, Jaqueline Santos da Silva, Renata Fogaça Pereira, Tiago Luiz Lazzeri, Tamara Abreu – um integrante entrará no lugar de Mariana Feller, que sofreu uma lesão na última semana.
Fotos: Divulgação
















