Na tarde da última quinta-feira (25/6), Gravataí e o Governo do Estado firmaram o convênio que garante entre R$ 449 mil ao município para ampliar a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional. O investimento faz parte do programa RS Qualificação – Recomeçar, iniciativa estadual voltada ao fortalecimento da empregabilidade e à recuperação econômica do Rio Grande do Sul por meio da capacitação de trabalhadores.
Os recursos serão destinados à ampliação da oferta de cursos em diferentes áreas, buscando atender às demandas do mercado de trabalho e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda para a população.
A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC), responsável pelas políticas de qualificação profissional no município. Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, o novo investimento fortalece uma estratégia que vem sendo adotada pela administração municipal para ampliar as oportunidades de capacitação dos gravataienses.
“Receber esse investimento do Governo do Estado é uma conquista importante para a cidade e reforça nosso compromisso com a qualificação profissional da população. Acreditamos que investir em capacitação é investir nas pessoas, na geração de renda e no desenvolvimento econômico da nossa cidade”, afirmou.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação, Mari Léia Bastiani, o convênio representa a continuidade do trabalho desenvolvido pela pasta desde sua criação. Conforme ela, cerca de 1,4 mil moradores já participaram de cursos, oficinas e palestras promovidos pela secretaria ao longo do último ano.
Criado pelo Governo do Estado, o programa RS Qualificação – Recomeçar busca aproximar a formação profissional das necessidades do mercado, ampliando a oferta de capacitações gratuitas e contribuindo para a inserção e permanência de trabalhadores no mercado de trabalho.
*Informações: Prefeitura de Gravataí.















