Motoristas que utilizam a praça de pedágio da Freeway (BR-290, km 60), em Gravataí, passarão a pagar mais caro a partir da 0h desta sexta-feira (26/6). O novo valor aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) faz parte da revisão tarifária prevista no contrato de concessão da ViaSul, empresa responsável pela administração da BR-290. Segundo a concessionária, o reajuste de 20% leva em consideração a atualização pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (Ipca), reequilíbrios contratuais e demais critérios estabelecidos pela regulamentação do setor.
Com a atualização, motocicletas passarão a pagar R$ 3,30, enquanto a tarifa básica para automóveis, caminhonetes e furgões será reajustada para R$ 6,60. Já caminhões, ônibus e demais veículos de maior porte terão valores proporcionais ao número de eixos, variando entre R$ 13,20 e R$ 39,60.
A ViaSul destaca que os reajustes são necessários e contribuem para manter investimentos em melhorias de infraestrutura, incluindo novas passarelas, duplicações e implantação de faixas adicionais em trechos das rodovias administradas.
*Informações e foto: ViaSul.














